Dicas de adubação para o seu jardim
- clapaisagista
- 19 de ago. de 2014
- 1 min de leitura
Participei de uma matéria ótima para a revista Plantas, Flores & Jardins e resolvi postar algumas coisas aqui para vocês sobre nutrição de plantas.
É muito importante começar a adubação antes de implantar o jardim, e eu sei que não é fácil fazer o cliente entender que a analise de solo é necessário, mas a gente tem que insistir, e corrigir PH e adubar o solo na implantação.
Uma dica é usar além do NPK um OSMOCOTE, que é um NPK de liberação mais lenta, para prolongar um pouco o efeito dessa adubação de base. Sem esquecer de caprichar no fósforo para o desenvolvimento radicular, se possível usar algum aminoácido via folhar para diminuir o stress do pós plantio.

Para quem já tem um jardim implantado o ideal é fazer a adubação três vezes ao ano, com adição de composto orgânico e adubos químicos.
Eu particularmente prefiro uma adubação mais voltada para o sistema radicular e resistência contra pragas e doenças no outono, com fósforo, cálcio e potássio; e uma adubação para promover o desenvolvimento da planta na primavera com mais nitrogênio, ferro, magnésio e enxofre.
E para quem tem vasos, vale a dica de remover cuidadosamente 1/3 do volume da terra e substituir por um substrato pronto para vasos uma ou duas vezes por ano.
Aqui tem um pequeno esquema de carência nutricional para ajudar na identificação, e no link vocês encontram a matéria na integra.

Comments